-
Arquitetos: NOIZ architekti
- Área: 140 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Tomáš Manina
-
Fabricantes: B&B Italia, B.I.C., Carl Hansen and Son, Duravit, FLOS, Fosacarini, Grohe, Jánošík, Kaldewei, Markilux, Menu, Molteni & C, Muuto, Nesia, Nikari, Osmont, Skagerak, Thermory, Viabizzuno, VitrA, +1
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa, pensada para uma jovem família de quatro pessoas, foi projetada em um terreno relativamente pequeno na Cidade Velha de Bratislava, perto do parque Horský. O projeto foi um desafio, sensível no contexto do local, do entorno, e do estado existente do terreno. Originalmente, haviam dois edifícios no lote.
Na parte superior do terreno, havia uma casa térrea, que compartilhava uma empena comum com o prédio vizinho. Na parte inferior do terreno, atrás da casa, no jardim sem vegetação, havia uma casa de jardim de tijolos, cujas paredes perimetrais definiam os limites entre dois lotes vizinhos.
Após a polêmica inicial sobre a preservação dos edifícios originais e a reavaliação dos fatos - analisando as estruturas de apoio existentes e as possibilidades legislativas, decidimos seguir com o caminho de uma nova construção, mas com diretrizes da solução original. Assim, conseguimos criar um valor acima do padrão de habitação para o investidor em um pequeno terreno com uma abordagem sensível ao meio ambiente.
O objetivo do conceito do novo edifício sobre a pegada dos edifícios originais era tentar não sobrecarregar o terreno e seu entorno em uma área estabilizada e preservar a escala e o caráter do desenvolvimento original. Após a análise, partimos para dois pontos básicos de partida. O primeiro ponto de partida da solução representou a conexão com a massa original dos objetos, e o segundo resultante disso foi a criação de um novo esquema de layout sobre sua pegada original.